10 Benefícios comprovados para a saúde da cúrcuma e da curcumina
10 Benefícios comprovados para a saúde da cúrcuma e da curcumina
Cúrcuma pode ser o suplemento nutricional mais eficaz existente.
Muitos estudos de alta qualidade mostram que ela tem grandes benefícios para o seu corpo e cérebro.
Aqui estão os 10 principais benefícios de saúde baseados em evidências da cúrcuma.
1. Cúrcuma contém compostos bioativos com poderosas propriedades medicinais
Cúrcuma é o tempero que dá ao curry sua cor amarela.
Ele tem sido usado na Índia há milhares de anos como tempero e erva medicinal.
Recentemente, a ciência começou a apoiar o que os indianos já sabem há muito tempo - ela realmente contém compostos com propriedades medicinais.
Estes compostos são chamados curcuminóides, o mais importante dos quais é a curcumina .
A curcumina é o principal ingrediente ativo da cúrcuma. Tem poderosos efeitos anti-inflamatórios e é um antioxidante muito forte.
No entanto, o teor de curcumina da cúrcuma não é tão alto. É em torno de 3%, em peso.
A maioria dos estudos sobre esta erva está usando extratos de cúrcuma que contêm principalmente a própria curcumina, com doses geralmente superiores a 1 grama por dia.
Seria muito difícil alcançar esses níveis usando apenas o tempero de cúrcuma em seus alimentos.
Portanto, se você quiser experimentar os efeitos completos, você precisa tomar um suplemento que contém quantidades significativas de curcumina.
Infelizmente, a curcumina é mal absorvida pela corrente sanguínea. Ela ajuda a consumir pimenta preta , que contém piperina, uma substância natural que aumenta a absorção de curcumina em 2.000%.
Os melhores suplementos de curcumina contêm piperina, aumentando substancialmente a sua eficácia.
A curcumina é também solúvel em gordura, por isso pode ser uma boa ideia tomá-la com uma refeição gordurosa.
RESUMO Cúrcuma contém curcumina, uma substância com poderosas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. A maioria dos estudos usa extratos de cúrcuma que são padronizados para incluir grandes quantidades de curcumina.
2. A curcumina é um composto anti-inflamatório natural
A inflamação é incrivelmente importante.
Ajuda o seu corpo a combater invasores estrangeiros e também tem um papel na reparação de danos.
Sem inflamação, agentes patogênicos como bactérias poderiam facilmente dominar seu corpo e matá-lo.
Embora a inflamação aguda e de curto prazo seja benéfica, ela pode se tornar um grande problema quando se torna crônica e inadequadamente ataca os tecidos do próprio corpo.
Os cientistas acreditam agora que a inflamação crônica de baixo nível desempenha um papel importante em quase todas as doenças ocidentais crônicas. Isso inclui doenças cardíacas, câncer, síndrome metabólica, doença de Alzheimer e várias doenças degenerativas.
Portanto, qualquer coisa que possa ajudar a combater a inflamação crônica é de importância potencial na prevenção e até no tratamento dessas doenças.
A curcumina é fortemente anti-inflamatória. De fato, é tão poderoso que combina com a eficácia de alguns antiinflamatórios, sem os efeitos colaterais.
Bloqueia o NF-kB, uma molécula que viaja para o núcleo de suas células e ativa genes relacionados à inflamação. Acredita-se que o NF-kB desempenhe um papel importante em muitas doenças crônicas.
Sem entrar nos detalhes (a inflamação é extremamente complicada), a principal lição é que a curcumina é uma substância bioativa que combate a inflamação no nível molecular.
RESUMOA inflamação crônica contribui para muitas doenças ocidentais comuns. A curcumina pode suprimir muitas moléculas conhecidas por desempenharem papéis importantes na inflamação.

Comentários
Postar um comentário